Hipnoterapia

É muito provável que você já tenha ouvido falar a respeito da Hipnose, mas geralmente seu lado mais conhecido é justamente o lado que a trouxe muito descrédito. A Hipnose de Palco.

Essa abordagem apesar de trazer maus olhos a ferramenta devido ao misticismo em que foi envolvida, ela consegue demonstrar a grandiosidade do poder da nossa própria mente.

Poder esse que é muito mais bem explorado através da Hipnoterapia, que é a ferramenta da Hipnose aplicada a um processo terapêutico capaz de ir diretamente na raiz dos problemas, nas causas emocionais mais profundas e escondidas, ainda que você mesmo tenha esquecido conscientemente.

A hipnoterapia ou hipnose clínica, tem sido cada vez mais reconhecido ao redor do mundo como um processo eficaz para solucionar problemas e traumas emocionais dos mais diversos.

No Brasil, ganhou tanta visibilidade que foi até reconhecida pelo Ministério da Saúde, e chegou a ser incluída no SUS.

Ao longo dessa leitura, você estenderá tudo sobre Hipnose, Hipnoterapia e os níveis em que ela pode ser benéfica quando se lida com suas questões emocionais.

 

O que é Hipnoterapia?

 

A Hipnoterapia, também conhecida como Hipnose Clínica, é uma ferramenta tão antiga quanto a história da humanidade, e apesar de ter tido sua imagem manchada por profissionais incompetentes, e artistas de palco que davam uma conotação espiritual e mística ao processo, essa ferramenta ainda tem conseguido ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo com uma abordagem rápida, eficaz e objetiva, sendo incrivelmente usada no tratamento de transtornos emocionais e comportamentais, melhorando absurdamente a qualidade de vida de quem está necessitando.

 

Além de maus hábitos, transtornos físicos (que geralmente tem origem emocional), problemas emocionais, psicológicos (como pensamentos negativos, acelerados e catastróficos), autossabotagem, etc.

 

Explicando melhor, é uma abordagem terapêutica que usa a Hipnose para reeducar a mente mais profunda (sua mente subconsciente), automaticamente reprogramando comportamentos e padrões negativos que afetam as mais diversas áreas da nossa vida.

 

Hoje, com a visibilidade que a Hipnose tem tido, as pessoas buscam esse tipo de tratamento desde para ter mais foco e concentração nos estudos, até a superação de síndrome do pânico, doenças crônicas, fobias, vícios e muitos outros problemas de saúde.

 

Aqui no Brasil, a Hipnoterapia vem sendo cada vez mais reconhecida como um método comprovado e eficaz, capaz de tratar as mais diversas doenças.

 

 

Uma das coisas mais incríveis e que particularmente fez eu me apaixonar pelo processo, é a rapidez com que se vê os resultados (principalmente pra quem já sofre a muito tempo), que em média, em cerca de 90% dos casos, geralmente até 3 sessões podem ser usadas para resolver o problema, com resultados notáveis logo na primeira sessão.

 

Para quem está sofrendo, mas não conseguiu resolver seus problemas com os tratamentos convencionais, isso é realmente impressionante, pois esses tratamentos convencionais às vezes são caros, dependem de medicamentos e demoram muito para obter resultados.

 

Mesmo doenças que são diagnosticadas e atestadas como incuráveis ​​pela medicina tradicional, como a fibromialgia, entre outras doenças crônicas ou autoimunes, podem ser tratadas por meio da hipnoterapia com resultados incríveis.

 

O autor do livro Desbloqueie o Poder da Sua Mente (que é hipnoterapeuta), relatou em seu livro um caso impressionante envolvendo uma jovem com tendências suicidas cuja sensação era de desejar o seu próprio fim. Depois de anos tentando as terapias convencionais, ela buscou a hipnoterapia como sua última chance de melhorar seu quadro.

 

No primeiro e único encontro, ela descobriu que havia sido abusada sexualmente quando tinha seis anos. A dor era tão intensa que se transformou em desejo de suicídio. Este é um trauma não tratado, que só pode ser aliviado quando ela se permite ouvir seu subconsciente e superar tudo de que fosse preciso.

 

A hipnoterapia é uma forma de reeducar nossos pensamentos através da reprogramação da mente subconsciente, nos guiando para alcançar o que queremos, sem precisar carregar os pesos e traumas emocionais que nos sabotam e, por vezes, nos retrocede em nossas conquistas. Esta é uma maneira rápida e eficaz de resolver problemas recorrentes da vida.

 

Buscando e encontrando a origem do problema. Ninguém será culpado por ser preguiçoso ou não perder peso. Sempre haverá questões mais profundas envolvidas. Crenças e programações nos subconscientes definem esse comportamento. Na maioria das vezes ele mesmo pensa que essa é a resposta correta para defendê-lo de certas doenças, risco ou sofrimento.

 

Existem inúmeros exemplos, esse é bem comum: sabe aquelas pessoas que atrapalham seus empregos e fazem coisas que prejudicam a si mesmos quando há probabilidade de serem promovidos? Pois é, esse tipo de comportamento geralmente se dá por conta de uma programação vinda de ouvir de seus pais que o dinheiro é sujo, a riqueza nada mais é do que infortúnio ou o trabalho é um sacrifício e uma dor.

 

Seja qual for o problema emocionais ou comportamento negativo ou autodestrutivo podem ser tratados com hipnoterapia. Ele atua diretamente na mente subconsciente para retornar à direção central que indica nossa atitude em relação à vida.

 

Cada um de nós tem uma história muito singular. Nossa identidade, personalidade e pessoa é basicamente feita de memórias que guiam nossas vidas, mesmo sem nos dar conta disso. Somos condenados ou criados para ser nós mesmos, incluindo características positivas e negativas.

 

Certa vez um homem de 42 anos separado da esposa procurou ajuda para tratar seu bruxismo com Hipnoterapia. Por trinta anos, ele sofreu de tiques faciais, às vezes desapareciam e às vezes reapareciam.

 

No entanto, no último ano, esse homem começou a ranger os dentes inconscientemente durante o sono, o que não só causava dores nos músculos da boca, mas também uma série de problemas dentários.

 

Foi quando esse homem passou por uma única sessão de hipnoterapia, e a técnica ensinada pela terapeuta foi chamada de “tela de cinema”. Instrua-o a relaxar totalmente os músculos do corpo até que sinta que está flutuando. Então, todo pensamento, sentimento ou imagem negativa deve ser mentalmente projetado na tela do cinema da sua imaginação.

 

O objetivo da terapia é permitir que a pessoa abra apenas as imagens ruins na tela para excluí-las quando estiverem em busca de relaxamento.

 

Após algumas semanas, o tônus ​​muscular de tensão durante o sono desapareceu. Alguns anos depois desse encontro, o caso foi revisto e os resultados mostraram que o homem ainda estava livre de bruxismo.

 

Em 2004, os médicos de Herbert Spiegel e David Spiegel descreveram esse caso no livro “Tra and Treatment: The Clinical Application of Hypnosis”.

 

O que você estaria pensando em mudar? Algum hábito, crença, condição de saúde? Eu sempre costumo lembrar meus clientes de que sua mente consciente é menos de 5% da capacidade total. E que para isso precisamos assumir o controle da nossa vida através da reeducação da sua mente subconsciente.

 

 

Por que a Hipnoterapia é tão eficiente?

 

Uma excelente comparação entre a mente humana e uma empresa está na forma como você se comunica com ela para gerar mudanças.

 

Por exemplo, se quero que algo em uma grande empresa mude, eu vou falar com a recepcionista ou com o CEO da empresa? Claro que com o CEO. Então por que nós quando queremos fazer grandes mudanças na nossa vida nós nos limitamos a falar o que queremos para nossa mente consciente, que é nossa recepcionista?

 

Por isso apenas o pensamento positivo ou afirmações positivas são ineficazes para se realizar grandes mudanças de pensamento, sentimento ou comportamento.

 

Temos que nos comunicar com o chefe, nossa mente subconsciente, que é onde estão nossas emoções, direcionando nossa vida, nosso comportamento, decisões, escolhas (boas ou ruins), podendo causar dores e doenças orgânicas no nosso corpo.

 

Dessa forma, podemos dizer que a Hipnoterapia não trata apenas o sintoma que o cliente está nos trazendo, mas também e principalmente A CAUSA do problema que ele está trazendo.

 

Através da hipnoterapia ou hipnose clínica, é bem simples acessar diretamente nosso subconsciente, encontrar os eventos traumáticos que estão replicando os padrões negativos, reeducar, ressignificar todo mal entendido, agressão, culpa, repressão, ou qualquer tipo de transtorno psicossomático direto na sua origem.

 

E os resultados, claro, são simplesmente incríveis. Todos os dias atendo pessoas que estão superando seus traumas, fobias, transtornos, pânicos, ansiedade e depressões, mudando completamente sua qualidade de vida e sendo capaz de voltarem as suas atividades normais.

 

Uma certa cliente minha, que para preservar sua identidade a chamarei de Maria. Dona Maria de 75 anos chegou ao meu consultório, na época em que eu ainda atendia presencialmente, com muitas dores em todo o corpo e com o diagnóstico de fibromialgia. Ela era uma mulher bem devota a sua fé católica, mãe de 5 filhos e uma avó muito querida.

 

Já sofria com essas dores a muitos anos e através de um dos filhos resolveu dar uma chance para a Hipnoterapia. Usava muitos remédios tanto para as dores, como para a depressão que desenvolvera nos últimos 2 anos.

 

Bastou uma única sessão de Hipnose Clínica para que dona Maria se visse livre de suas dores incapacitantes. Claro que apesar das maiores dores terem sumido, ainda precisou de algumas semanas de anti inflamatório e fisioterapia para aliviar toda a tensão e soltar a musculatura acumulada ao longo de tantos anos.

 

Na imensa maioria das pessoas que passam pelo processo de Hipnoterapia sempre falam que os resultados são mais efetivos, e mais baratos que outras terapias convencionais ou medicamentosas usados pela psicologia ou pela medicina psiquiátrica, devido ao gasto com medicamentos, a falta de precisão na duração e efetividade dos fármacos, e tudo isso sem contar os efeitos colaterais.

 

A Hipnoterapia é segura?

 

Se a Hipnose ou Hipnoterapia de alguma forma te dá medo ou te deixa apreensivo, fique sabendo que não há nada para temer. Muitos mitos e inverdades foram criados entorno dessa prática devido ao misticismo envolvido nas apresentações de palco, mas é bem mais simples do que parece. A Hipnoterapia nada mais é do que uma forma muito poderosa e efetiva de reprogramação emocional e reeducação mental do seu subconsciente, um caminho para entendermos a mente humana.

 

E as consequências de lidar com as necessidades reais da própria mente são coisas como, controle das emoções e consequentemente da própria vida, tratar questões de saúde e de ordens psiquiátricas como ansiedade, síndrome do pânico, depressão, compulsões, fobias, alergias, doenças psicossomáticas, etc.

 

É totalmente natural e por isso totalmente segura. Você entra em hipnose várias vezes por dia. Já ficou procurando o celular com a lanterna do próprio celular? O procurando os óculos com eles na sua cara? Pois é, você se colocou em um estado de hiper foco e atenção, ou seja, em hipnose. Tão natural que ao se utilizar as técnicas para acessar o estado você não percebe a diferença devido ao seu costume de entrar e sair desse estado. É um processo inerente ao aprendizado e desenvolvimento humano.

 

E você nunca ficou preso nos próprios pensamentos ou foi controlado quando estava com o olhar pedido no tempo. Isso por que é um mito de que você pode ficar preso, ou ficar sob o controle do hipnotizador, sem contar que você está sempre consciente, ninguém dorme ou fica inconsciente de fato. Apenas utilizamos a palavra “durma” para sua mente entender que é para fechar os olhos e relaxar profundamente, nada mais. Esse perigo de você “não voltar” da Hipnose não existe.

 

Inclusive, na sessão de hipnoterapia mesmo, se o cliente dormir, aí sim ele vai ficar inconsciente e por isso não tem como dar seguimento a sessão, pois as respostas e o feedback do cliente para, ou seja, ele também para de falar, a comunicação entre o Hipnotista e o Hipnotizado é feita o tempo inteiro para que a sessão possa ocorrer de forma objetiva e efetiva, pois tanto o cliente tem que dar informações ao Hipnoterapeuta que está tratando, quando o hipnoterapeuta tem que dar os direcionamentos certos ao cliente hipnotizado.

 

O paciente é parte ativa e participativa durante todo o processo de hipnoterapia, afinal, o processo de reeducação da mente precisa que o dono da mente esteja reeducando também.

 

A hipnoterapia trata as doenças de forma muito segura e tranquila, sem qualquer tipo de manipulação por parte do hipnoterapeuta ou submissão do paciente.

 

Na prática, como a Hipnose/Hipnoterapia acontece?

 

Assim como acontece em uma consulta médica ou psicológica, o cliente precisará se abrir e falar quais são seus objetivos, vontades, e dar as informações perguntadas e que desejam falar, e é papel do Hipnoterapeuta tirar todas as dúvidas do cliente em relação ao processo de hipnoterapia, a hipnose, ao que irá acontecer na sessão, o que ele precisa fazer, pensar ou como se comportar durante o processo, tudo de forma transparente para que não acha surpresas ou algo que possa deixar o cliente com medo de se abrir para o processo.

 

A sessão é totalmente conduzida pelas orientações do hipnoterapeuta, diante das respostas emocionais do cliente, que se mantem consciente e no controle durante todo o processo, com o objetivo de dar o direcionamento devido ao hipnoterapeuta e alcançar as emoções e lembranças relacionadas as causas emocionais das questões trazidas. Em momento algum, o cliente faz o que não quer ou realiza ações sem seu consentimento.

 

 

A Hipnoterapia é um processo reconhecido?

 

Não apenas pela Medicina e Psicologia, mas também pela odontologia fisioterapia, enfermagem entre outros concelhos da área da saúde.

 

“A hipnose é reconhecida como valiosa prática médica, subsidiária de diagnóstico ou de tratamento, devendo ser exercida por profissionais devidamente qualificados e sob rigorosos critérios éticos”.

 

Esse trecho foi retirado do documento de regulamentação do uso da ferramenta pelo conselho federal de medicina desde o ano de 1999.

 

Caso esteja precisando da ajuda de um profissional qualificado, entre em contato clicando AQUI.

Hipnoterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo